domingo, 15 de fevereiro de 2015

O “cair no espírito” do demônio

O “cair no espírito” do demônio

Introdução
Em 1 Samuel 19:20-24, texto que apresenta Saul em transe profético e que supostamente apoia o “cair no Espírito” nos cultos públicos. Leiamos os versículos na Nova Versão Internacional:

“Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus apoderou-se dos mensageiros de Saul, e eles também entraram em transe. Contaram isso a Saul, e ele enviou mais mensageiros, e estes também entraram em transe. Depois mandou um terceiro grupo e eles também entraram em transe. Finalmente, ele mesmo foi para Ramá. Chegando à grande cisterna do lugar chamado Seco, perguntou onde estavam Samuel e Davi. E lhe responderam: “Em Naiote de Ramá” Então Saul foi para lá. Entretanto, o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele foi andando pelo caminho em transe, até chegar a Naiote. Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: “Está Saul também entre os profetas?” (1Sm 19:20-24)

Alguns irmãos tentam justificar o “cair no Espírito” com essa experiência de Saul. Todavia, o contexto do evento e outros textos bíblicos paralelos nos provam que o “cair no Espírito” não é um fenômeno de origem divina e, portanto, deve ser abandonado, antes que a vida espiritual do cristão seja ainda mais comprometida.

A seguir, veja algumas das razões para duvidarmos que 1 Samuel 19:20-24 esteja dando apoio ao “cair” sobre a influência do Espírito Santo.

Provas de que o Espírito Santo não joga as pessoas no chão
1º: O contexto nos mostra que Saul não estava participando de nenhum culto de adoração, mas, sendo impressionado por Deus para mudar de vida.
Saul queria matar Davi por causa da inveja e por receio de perder o seu “cargo” de rei (1Sm 19:1-17). O então rei de Israel estava indo longe demais e, através da capacidade de profetizar (dada também aos mensageiros que ele enviou – 1Sm 19:20, 21), “recebeu uma evidência clara de que Deus estava protegendo Davi”. É bem provável que “[...] ali o Espírito Santo tenha insistido com Saul pessoalmente pela última vez” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2012, p. 589. Ver 1Sm 19:24).

O referido comentário também explica que “é possível que tenha saído de seus lábios [de Saul, enquanto profetizava sob a influência do Espírito] não só uma confissão da justiça da causa de Davi, mas também a condenação de seus atos [...]”.

2º: Ao Espírito Santo apoderar-se de Saul, ele prosseguiu caminhando até chegar a Ramá (cidade localizada na região montanhosa de Efraim, a cerca de 8km de Jerusalém), onde estavam os demais mensageiros que também profetizavam (1Sm 19:23). Essa capacidade de caminhar e chegar a um local específico nos mostra que, apesar de Saul estar em “transe”, detinha capacidade autônoma, de modo que a presença do Espírito não tirou a individualidade do rei.

3º: O verso 24 do capítulo 19 diz apenas que ele “ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite” e não dá a entender que, para isso, ele tenha “sido jogado no chão” ou tido atitudes excêntricas, do mesmo modo que vários irmãos que alegam estar sobre a influência do Espírito sobre tais circunstâncias.

4º: O Novo Testamento, que mostra a atuação do Espírito de maneira ainda mais clara, nos ensina que a Terceira Pessoa da Trindade não gosta das manifestações pentecostais pós-modernas que envolvem (muitas delas) gritos, barulho, desordem e ações excêntricas. Veja:

a) Efésios 4:30, 31 afirma que o Espírito é entristecido com a gritaria;
b) 1 Coríntios 14:33 ensina que “Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos”, ou seja: até mesmo nas igrejas pentecostais Ele quer ser um Deus de ordem e de paz.
c) 1 Coríntios 14:40 mostra que o culto que agrada ao Senhor “deve ser feito com decência e ordem”.
d) Gálatas 5:22, 23 deixa claro que, no momento em que uma pessoa é tomada pelo Espírito, ela revela em sua vida nove qualidades de caráter, entre elas: paz (v. 22), mansidão e domínio próprio (v. 23).

Essas características do caráter do Espírito Santo nos impedem de aceitar que as manifestações em muitos (não todos!) meios pentecostais sejam realmente de origem divina. Se em um culto, mesmo que o nome de Deus seja pronunciado (Conferir Mateus 7:21-23), as pessoas manifestam atitudes e comportamentos diferentes daqueles que o Espírito divino possui, conforme vimos nos textos acima, isso é suficiente para provar-nos que “outro espírito” é quem está por trás de tais fenômenos.

5º: Marcos 9:17 e 18 diz que o espírito que faz as pessoas caírem é o espírito do demônio. Veja que texto forte e, ao mesmo tempo, esclarecedor:
“Um homem, no meio da multidão, respondeu: ‘Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram’’
"Mas o fruto do Espírito é... mansidão e domínio próprio" (Gl 5:22, 23)

O Espírito Santo sempre quer erguer o crente e nunca jogá-lo no chão. Veja que, ao Cristo expulsar o demônio do menino (leia Marcos 9:14-29), o Salvador “tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé”(v. 27).
Portanto, não há dúvidas: o “cair no Espírito”, mesmo fazendo parte da vida de muitos cristãos sinceros e verdadeiros filhos de Deus, é uma manifestação demoníaca, com o objetivo de confundir as pessoas e apresentá-las uma imagem distorcida do divino e manso Espírito Santo.
 
O inimigo conhece o grande potencial dos irmãos pentecostais
O inimigo de Deus sabe que muitos amigos pentecostais são candidatos à vida eterna e salvos em Cristo. Tem ciência do quanto o Espírito Santo os usa para relembrar aos demais cristãos sobre a importância dos dons espirituais para a edificação da igreja e conclusão da obra de evangelização mundial.

Por isso, através de manifestações sobrenaturais que dão uma sensação aparentemente agradável aos que são possuídos por tal espírito, o Diabo quer impedi-los de terem uma experiência verdadeira com o Espírito. O inimigo, através de tal contrafação do Espírito, quer impedir que os irmãos aprendam a apreciar um culto tranquilo, racional (Rm 12:1, 2) e que tenha a emoção na medida certa (Fp 4:4), do jeito certo (1Co 14:33, 40).

Muito cuidado, irmãos. Uma das principais obras satânicas nesses últimos dias é contrafazer a obra do Espírito Santo. Ele sabe que o Espírito é o “outro consolador” divino (Jo 14:16), que glorifica a Jesus Cristo e o plano de salvação (Jo 16:14), nos convence “do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16:8), guia-nos a “toda a verdade” (Jo 16:13) e santifica a nossa vida (Rm 6:23). O Diabo sabe que nesse processo de santificação o Espírito nos torna parecidos com Jesus através do novo nascimento (Jo 3:1-8) e “escreve” os princípios morais da Lei de Deus em nosso coração (Hb 8:10).

Por isso, não é do interesse do demônio que as pessoas tenham um conhecimento pleno (e correto) da Pessoa e da Obra do Espírito Santo. Afinal, através de um falso espírito santo, ele pode desencaminhar muitos e levá-los a seguir pelo caminho largo, que leva à perdição (Mt 7:13, 14).

O inimigo não vai atrás de quem já é dele. Por isso, meu irmão pentecostal, se você “cai no espírito”, peça a Deus discernimento e coloque a Revelação bíblica acima dos seus sentimentos. Leia esse artigo com oração e mente disposta (Jr 15:16) a conhecer cada vez mais esse Deus que tanto lhe ama (Jr 31:3). Submeta-se a Ele (Tg 4:7) e preste-Lhe um culto alegre (Fp 4:4) e racional ao mesmo tempo (Rm 12:1, 2), para que sua mente receba todas as verdades que o Espírito Santo quer lhe comunicar para sua felicidade presente e eterna:

“Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’” (Is 30:21).

Um abraço do amigo e irmão em Cristo,
 Leandro Quadros

[www.leandroquadros.com.br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PORQUE NÃO PODEM VER?

ü   Isaías 6:10 “Torna insensível o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.
ü   Atos 28:26-27 “Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure”.
ü   Isaías 24:4-6 “A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam”.
ü   Mateus 13:14-17 “E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure”.
ü   Isaías 29:13 “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído”;
ü   2º Timóteo 4:3 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”.
ü   Isaías 30:8-9 “Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente. Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR”.
ü   1º João 4:6 “Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro”.
ü   Isaías 43:8-13 “Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos. Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é. Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá”?
ü   2º Coríntios 3:2-3 “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”.
ü   Jeremias 5:21 “Ouvi agora isto, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis”.
ü   Provérbios 3:1-3 “FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração”.
ü   Hebreus 10:16 “Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta”:
ü   Isaías 42:18-21 “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo do SENHOR? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa”.
ü   Jeremias 17:5 e 7 e 9 “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá”?
ü   Mateus 5:17-21 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo”.
ü   Daniel 12:10 “Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão”.
ü   Ezequiel 11:19 “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”;
ü   Ezequiel 36:26 “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”.
ü   Hebreus 3:12-15 “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação”.
ü   Isaías 48:18 “Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar”!

ESTA PARTE É DURA. VOCÊ É DO DIABO?

ü   João 8:43-47 “Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus”.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Um mensageiro de Deus

Objetivo deste sermão: Mostrar as características de um mensageiro de Deus.
Verdade central: Um mensageiro de Deus
Texto da Bíblia: 1 Reis 13

Introdução
O sermão descreve a obra, a mensagem e o envolvimento do mensageiro de Deus com as pessoas, com a mensagem que ele leva e com o próprio Deus.

Contexto: Após a morte de Salomão, seu filho Roboão assumiu seu lugar (1Rs 12:1). No dia da festa de coroação, os representantes das tribos foram pedir que ele diminuísse os impostos que seu pai havia introduzido. Roboão não atendeu ao pedido deles e, ainda, os ameaçou com mais dureza e mais impostos (1Rs 12:14, 15). Essa decisão motivou uma revolta das 10 tribos do Norte e, consequentemente, a separação da tribo de Judá. Imediatamente elegeram e coroaram Jeroboão, filho de Nebate, como o novo rei da recém-criada dinastia do reino do Norte. O reinado de Jeroboão começou no ano 930 a.C., e durou 22 anos em Israel. Receoso de perder o controle sobre as tribos e movido pela conveniência política, esse rei construiu dois pólos de culto, adoração e sacrifícios – um em Dã, no norte, e outro em Betel, no sul. Quando você dá um passo na direção errada, ou retorna ou vai cada vez mais distante do alvo que deseja alcançar. Foi exatamente isso que aconteceu.

- Jeroboão edificou dois lugares de culto. Mas Deus havia designado o templo em Jerusalém como o lugar de culto (Note o primeiro passo na direção errada).

- Nesses lugares de culto, ele colocou bezerros de ouro, uma forma de atrair o povo (1Rs 12:28; mais um passo na direção da idolatria e afastamento de Deus).

-Para os sacrifícios, ele precisava de sacerdotes. Mas estes se recusaram a oficiar à margem do verdadeiro culto no templo em Jerusalém (2Cr 11:13-16) Ellen White diz: “O rei havia procurado persuadir os levitas, alguns dos quais estavam vivendo em seus domínios, a servir como sacerdotes nos altares recém-erguidos em Betel e Dã; mas, nessa tentativa, ele foi ao encontro do fracasso” (Profetas e Reis, p. 101. Mais um passo na direção errada).

- Tendo fracassado em convencer os sacerdotes, ele elegeu sacerdotes dentre o povo comum, e sem condições morais para exercer o ofício sagrado (1Rs 12:31; Mais um passo...).

-O rei Jeroboão em pessoa se atreveu a oficiar como sacerdote, queimando incenso sobre o novo altar de Betel (Mais um passo para a derrocada final).

- A história de hoje começa aqui. Enquanto Jeroboão, com sua comitiva real, se dirigia a Betel para esse sacrifício proibido, Deus enviou um mensageiro, partindo de Judá, para se encontrar com o rei no exato momento dos sacrifícios. Quando o rei atrevidamente iniciava o processo, a voz do homem de Deus quebrou o silêncio, e todos ouviram sua voz firme ecoar naquele momento: “Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti” (1Rs 13:2).


I. O Mensageiro de Deus tinha uma mensagem vinda de Deus
Note como o texto sagrado é claro. “Por ordem do Senhor, veio um mensageiro de Judá a Betel...” (1Rs 13:1). A mensagem de Deus era a verdade presente para aquele momento. O Senhor estava DESAPROVANDO a atitude do rei, o culto e a idolatria. Além da desaprovação, Deus estava profetizando um juízo vindouro sobre todos os envolvidos nesse processo (1Rs 13:2). A reação do rei foi imediata. Ele mandou prender o profeta, o mensageiro de Deus (v. 4). Mas sua mão ficou seca e paralisada. Para mostrar que sua mensagem era divina, o homem de Deus deu um sinal. Ele disse: “O altar se fenderá e as cinzas se derramarão”... “e isso aconteceu na presença de todos” (v. 3, 5) Com estes esclarecimentos, nesta ordem, chegamos às seguintes conclusões:

- A mensagem que o homem de Deus trouxe era a Palavra de Deus (1Rs 13:1).

- A mensagem dele foi específica (1Rs 13:1, 2).

- Disse o que aconteceria no momento – O altar se fenderia e as cinzas se derramariam.

- Profetizou o que aconteceria no futuro, depois de 300 anos.

- Mencionou até o nome do rei que seria o reformador – Josias.

Diante deste quadro apresentado, tiramos as seguintes lições:

- Nossa mensagem deve ser específica.

- Não devemos pregar sermões duvidosos, não devemos pregar sermões dúbios nem mensagens humanas.

- A mensagem deve ser clara, concisa e específica. Leve a mensagem a todos. Ricos e pobres, cultos e iletrados. Não faça adaptações da mensagem para agradar o rei ou o grande.

- O quadro do grande conflito estava diante de todos naquele momento. Tenha este quadro diante de você ao falar de Jesus as pessoas.

 II. O mensageiro de Deus não é uma pessoa vingativa – Ele não revida
Ao estender o braço e ordenar a prisão do homem de Deus, o rei estava usando sua autoridade humana para desafiar a autoridade divina. O ato de estender o braço está relacionado com a autoridade. Mas, ao ver seu braço ressecado, o rei em desespero PEDIU ao homem de Deus que orasse ao Senhor pela recuperação de seu braço. O homem de Deus orou, e o braço do rei foi curado na mesma hora (v. 6).

Conclusões:
- Embora o rei fosse seu inimigo, quisesse prendê-lo e talvez até matá-lo, quando precisou dele, o homem de Deus orou por seu inimigo. Que belo exemplo! (1Rs 13:6, 7.)

- Você vai lidar com pessoas que não gostam de você. Tendo oportunidade, trate-as bem, não deixe apagar a chama do amor cristão, ore por elas, jamais seja vingativo.
III. O mensageiro de Deus não se vende (1Rs 13:7-10)
Tendo sido curado, o rei Jeroboão tomou uma atitude que podia ter duplo sentido: convidou o homem de Deus a ir ao palácio com o fim de presenteá-lo. Poderia ser um gesto de gratidão e poderia ser um ato de suborno. Na vizinhança de Israel, os profetas eram empregados dos reis e profetizavam o que estes desejavam ouvir. Mas, em Israel, os profetas eram livres. “Ainda que me desses metade de tua casa, não iria contigo...”

- Não aceitou o presente do rei porque Deus disse: “Não aceite!” Deus queria proteger Seu mensageiro. Em algumas de nossas igrejas, pessoas estão comprometidas com o pecado, algumas têm vida dúbia e comportamento inaceitável. Porém, presentearam seu líder, e este tornou-se devedor. Está amarrado, está comprometido. Não estou me referindo a uma camisa ou uma gravata que são dadas no fim de um programa especial, ou no aniversário do líder ou no encerramento de uma semana de oração. Refiro-me a presentes, favores e bajulações comprometedoras.

“O oferecimento de um presente coloca o doador em posição de poder, e o receptor ‘deve’ algo ao doador.”

“Não aceitando a hospitalidade de Jeroboão, o homem de Deus disse ‘não’ à mistura da adoração verdadeira com a idolatria”.

“Mediante a lição prática de não comer nem beber e até voltar para casa por um caminho diferente, o homem de Deus devia mostrar quão revoltante era para Deus esse sistema de idolatria.“

- Ao recusar o oferecimento do rei, o profeta iniciou sua jornada de volta.

IV. O mensageiro de Deus deve ser inflexível (1Rs 13:14-18; 20, 22, 24)
Ao chegar em casa, naquela tarde, os filhos de um velho profeta, que haviam presenciado os acontecimentos daquele dia, narraram ao pai com riqueza de detalhes os fatos inusitados. A ênfase dos filhos foi no que o homem de Deus havia feito (v. 11). Tudo era extraordinário. O velho perguntou aos filhos sobre o paradeiro do homem de Deus. Estes indicaram a direção tomada, e o velho profeta tentou alcançar o homem de Deus. Para sua surpresa, o homem de Deus estava deitado à sombra de uma árvore. O velho profeta convidou o homem de Deus a voltar com ele. Mas o homem de Deus declinou o convite com as mesmas palavras que dissera ao rei. Entretanto, o velho mentiu e disse que um anjo de Deus o autorizara a voltar com ele. E o homem de Deus creu na mentira e voltou. Comeu pão, bebeu água e fez festa. Ao partir de volta, um leão o atacou e o matou. O interessante desse episódio é que o burro estava pastando e o corpo não tinha sido devorado pelo leão. Tudo indica que esse não foi um acontecimento natural. Foi algo anormal. Você pode tirar as seguintes conclusões deste episódio:

- O velho profeta tinha uma mensagem diferente daquela dada pelo Senhor ao homem de Deus.

- O velho profeta disse que um anjo falou com ele para abalizar sua mensagem.

- O homem de Deus creu na palavra do velho profeta. Isso o levou a descrer no que o Senhor dissera. Não se pode crer em duas mensagens contraditórias.

- Deus não muda. Deus havia dado prova suficiente de que estava com ele. Exemplo: O altar se fendera e a cinza caíra. Quando ele orou, a mão do ímpio rei foi curada. Isto era a confirmação de que sua mensagem era do Senhor. Haveria o Senhor mudado? E as provas?

- “Deus nunca desculpa a crença em uma mentira quando a mentira está em direta oposição a um claro mandamento que Ele deu.”

Nota importante: Diga sempre a verdade, mesmo que isto implique em perdas para você.


V. Consequências por não seguir o que o Senhor disse
Toda desobediência tem suas consequências. No caso do homem de Deus, que teve morte trágica:

- Cuidado para não levar dúvidas à mente dos ouvintes. Se nem mesmo você acredita no que pregou, como vai esperar que outros creiam? O homem de Deus creu no velho profeta. Consequentemente, não creu no que ele mesmo pregara momentos antes.

- A morte é o resultado final da desobediência (1Rs 13:24; compare com Rm 6:23).

- Persevere. O homem de Deus estava aproximadamente a dois quilômetros da terra de Judá. Mas parou para descansar. Baixou a guarda e se esqueceu da urgência de sua mensagem.

1 – É você um mensageiro de Deus?

2 – Que mensagem você está levando?

3 – Como é seu envolvimento com as pessoas que estão recebendo a mensagem?

4 – Você tem sido fiel e obediente ao levar a mensagem de Deus?

Conclusão:
A palavra do Senhor permanece para sempre. Mesmo que o mensageiro apostate ou se desvie. Se a mensagem é do Senhor, ela se cumprirá. A infidelidade do mensageiro não invalida a mensagem que ele pregou, se esta era a mensagem de Deus. O mensageiro do Senhor falhou, foi desobediente e morreu como consequência de seus erros, mas a mensagem era do Senhor e se cumpriu. O mensageiro de Deus não está imune aos juízos divinos caso se torne infiel.


Que Deus o ajude a dizer sim. Amém!

OBEDIÊNCIA DA FÉ


Nós obedecemos a Deus por que acreditamos em Deus, isto é FÉ. Crer é a essência do Cristianismo.

* Romanos 1:5-6 ”Jesus Cristo, nosso Senhor, 5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 6  Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo”.

Vamos destacar aqui 4 pontos:
1-      A Graça de Deus
2-      A Missão que Deus nos confia APOSTÓLOS
3-      Obediência
4-     


1-    A Graça de Deus para conosco.
"Para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." (II Tessalonicenses 1 : 12)

"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem."  (Hebreus 12 : 15)

"Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."  (Judas 1 : 4)


2-    Apostolado

"Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios,"  (Gálatas 2 : 8)

"E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."  (Romanos 10 : 15)

"Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar."  (I Pedro 1 : 12)




3-    Obediência

"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5 : 29)

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" (Romanos 6 : 16)

18 Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras; Romanos 15:18)

26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; (Romanos 16:26)


4-   

31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. (Romanos 3:31)

17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)

26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; (Romanos 16:26)

2  E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. (2 Tessalonicenses 3:2)

1 ORA, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não veem. (Hebreus 11:1)

6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. (Tiago 2:17)


"Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje."  (Romanos 11 : 8)

O ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO
* O Espírito Santo está relatado na bíblia desde o princípio. (Gênese 1:1) “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

* A igreja de Deus e o Espírito Santo fazem um convite a você. (Apocalipse 22:17) “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”

* Em toda a história da Bíblia o Espírito Santo trabalha: Inspirou os Profetas e a palavra de Deus foi obra do Espírito Santo. (II Timóteo 3:16) “Toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para a educação na justiça;”

* Não dá para definir uma forma para o Espírito Santo, porque ele não aparece. O Espírito Santo é Deus; Ele é Onipotente, Onipresente, Onisciente.

* Quando o Espírito Santo está conosco Ele nos convence das nossas iniquidades. (JOÂO 16:8) “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”

* O que é PECADO? (I Pedro 3:4) “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a Lei, porque o pecado é a transgressão da Lei”.

Todos buscam o Espírito Santo: Quem é o Espírito Santo? R: UMA ENERGIA; UMA FORÇA; UM PENSAMENTO POSITIVO; OU UMA PESSOA. De acordo com a Bíblia o Espírito Santo é uma Pessoa.

* O Espírito Santo fica triste.  "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4 : 30-32)

* O Espírito Santo fala. “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (HEBREUS 3:7-8)”

* O Espírito Santo é DEUS.  “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com rosto desvendado, contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na sua própria imagem, como pelo Senhor o Espírito” (2 Coríntios 3:17-18)
O Espírito Santo Faz 2 trabalhos em nós.
1º INTERNO – Limpeza na consciência e no coração.
2º EXTERNO- No modo de vida das pessoas.
Muitas religiões querem o Espírito Santo mas não querem a LEI, Querem o Poder mas não querem guardar os mandamentos. Alguns dizem a LEI foi abolida.......

* Olha o que diz Ezequiel no capitulo 22. (Os falsos Pastores) (Ezequiel 22:26 e 28 e 8) e agora no novo testamento (II Tessalonicenses 2: 7-12)

* Os que desviam os caminhos da Lei são pessoas Abominável. (Provérbios 28:9)

* O diabo está tentando confundir as pessoas, para que elas cometam um pecado sem perdão. “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoarão aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” (Mateus 12:31-32)

* Deus tem um povo na terra hoje. “Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.” (1º Coríntios 14:21)


* Deus tem um povo na terra hoje quem será este povo? “Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades” (Hebreus 10:16-17).