domingo, 11 de outubro de 2020

OS FALSOS PROFETAS E A LEI

 OS FALSOS PROFETAS E A LEI

 

“Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”. Mateus 24:11

 

Ø  2º Coríntios 11:2-4 e 13-14 – Cuidado com os falsos profetas...

“Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais”.  2 Coríntios 11:3-4

 

“Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”. 2 Coríntios 11:13,14

 

Ø  1º Coríntios 10:20-21 – O que fazem é para agradar o diabo...

“Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.

 

Ø  1º Pedro 5:8 – O diabo está como leão...

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

 

Ø  2º João 9, 10 e 11 – Ultrapassa a doutrina de Cristo...

“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más”.

 

Ø  Sofonias 3:4 – Homens que violam a Lei...

“Os seus profetas são levianos e falsos. Os seus sacerdotes profanam o santuário e transgredem a lei.

 

Ø  A lei e o testemunho são características do verdadeiro profeta.

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva” (Isaías 8:20).

 

Ø  Efésios 5:6-13 – Ninguém vos engane [...] desobediência...

“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles”.

 

Ø  A quem devemos obedecer?

“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. Atos 5:29

 

Ø  “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora. Nisto reconhecereis o espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (1 João 4:1-2).

 

Quem são os filhos de Deus e os filhos do diabo?

 

Ø  1º João 3:8-9 – O pecado é do diabo.

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros”. 1 João 3:8-9

 

Ø  1º João 3:4 – O que é pecado?

“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. 1 João 3:4 (Em algumas traduções aparece a palavra grega ANOMIAM.

 

ANOMIAM = desrespeito a lei

Podemos encerrar essa controvérsia em relação a Lei, através do texto de Mateus 7:21-23. É um texto conhecido, leia em sua bíblia. Ali Jesus mostra que muitos que efetuavam milagres, expulsavam demônios em nome de Jesus, são rejeitados pelo próprio Jesus! Por que será? Analisemos um trecho do texto:

"....Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim vós que praticais a INIQUIDADE" (verso 23)

 

Um detalhe interessante: a palavra INIQUIDADE vem do grego ANOMIAN que significa desrespeito à lei ou quebra da lei. Jesus, portanto, está dizendo: "...Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim vós que DESRESPEITAM A LEI" 

 

Jesus está rejeitando claramente aqueles que mesmo invocando o nome de Jesus e fazendo milagres em Seu nome, pois desrespeitam a Lei! Porque são aqueles que praticam iniquidade (ANOMIAN), pois a bíblia é clara em dizer que pecado é a transgressão da lei (1º João 3:4) Sem dúvida o texto de Mateus 7:21-23 é o mais claro que prova que a Lei de Deus é eterna!

 

Ø  Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 Timóteo 4:3,4

 

Ø  “Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! ”. Romanos 1:25

 

Os verdadeiros profetas amam a Deus. E você ama a Jesus?

 

Ø  João 14:15 – Se me amais, guardareis os meus mandamentos;

 

Ø  João 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

 

Ø  João 15:10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

 

Ø  1º João 2:3-6 – Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

 

Que mandamentos nós devemos guardar?

Ø  Mateus 22:36-40 – Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

 

Ø  Mateus 19:16-19 – E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 

Ø  Romanos 13:8-10 – A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

 

Ø  Levíticos 19:18 – Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

 

Ø  Deuteronômio 6:5Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

 

Ø  Deuteronômio 11:26-28 – Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.

 

A lei foi abolida?

Ø  Romanos 3:28 – Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

 

Ø  Romanos 3:31- Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

 

Ø  Romanos 6:14 – Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

 

Ø  Romanos 6:23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

 

Ø  Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.

 

Ø  Romanos 7:7 – Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.

 

Ø  Romanos 7:12 – Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

 

Depois de lermos estes versos perguntamos Paulo estava louco?

 

Vamos recordar:

1.      Somos salvos pela Graça : Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; (Efésios 2:8)

 

2.      Nós somos justificados pela Fé. A justiça não é fruto da obediência. (Romanos 3:28 e Tiago 2:24). A justificação significa torna-se justo diante de DEUS, ou seja, receber o perdão dos nossos pecados e assim ficamos limpos na presença do Senhor.

 

2.1    A justiça é o resultado da Graça, a função da LEI é exatamente levar cada pessoa a JESUS. (João 1:29. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do homem)

 

Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. (Romanos 10:4), a palavra FIM, não representa que acabou e sim o caminho, a finalidade, a palavra do original Grego é Telos que foi traduzida aqui como fim, mas ela representa objetivo, meta, finalidade. Esta é a mesma que aparece em I Pedro 1:9:Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”. Será que a Bíblia está dizendo aqui que a fé teve um fim? Ou que não precisamos mais ter fé para sermos salvos? Claro que não! Seria absurdo supormos isso! De acordo com o original grego, a tradução correta deste texto é: “Obtendo o objetivo (ou finalidade) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.

 

(Romanos 3:19-20A LEI nos mostra o pecado: Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.)

 

2.2    A obediência a LEI é o resultado da FÉ, por amor a DEUS nós obedecemos guardando os seus mandamentos. Por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, (Romanos 1:5) 

 

2.3    Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!  (Romanos 16:26-27)

 

3.      Seremos julgados pelas OBRAS. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. (Apocalipse 20:12,13)

 

3.1     Como podemos ser julgados pelas obras se a salvação é pela Graça, ou seja, de graça. Depois de colocarmos as nossas vidas nas mãos de JESUS, haverá uma transformação completa em nosso ser, que não será realizada por nó, mas CRISTO produzirá frutos em nossas vidas.  (João 15:4-11)

 

Aliança de DEUS com seu povo.

Ø  Jeremias 31:33 – Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração as inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

 

Ø  Hebreus 10:16-17 – Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

 

Ø  Apocalipse 7:2-3 – Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.

 

Ø  Apocalipse 14:12 – O povo de DEUS: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a em Jesus.

 

Que deus te ilumine nos caminhos da verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário