1º Êxodo 35:3 e
Números 15:32-36.
“Não
acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”. (Êxodo 35:3).
“Estando,
pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia
de sábado. Os que o acharam apanhando
lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação. Meteram-no em guarda, porquanto ainda não
estava declarado o que se lhe devia fazer.
Então, disse o SENHOR a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação
o apedrejará fora do arraial. Levou-o,
pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu,
como o SENHOR ordenara a Moisés”. (Números 15:32-36).
Estas
Leis existentes acerca do Sábado, aparentemente excessivas, eram dadas deste
modo sabe por quê? “As Leis são dadas de acordo com a consciência moral das
pessoas”. Naquela época, eles tinham uma mentalidade diferente. Acender fogo no
Sábado, maldizer os pais era punido com a morte. Em Êxodo 21:17 era ordenado:
“quem maldizer seu pai ou sua mãe será morto”. Será que o fato de ser ordenado
matar quem maldissesse seus pais seria uma desculpa para não guardarmos o
mandamento que diz Honra teu pai e tua mãe? Claro que não, pois eles merecem
todo nosso amor e respeito.
Vemos
então que não é porque a profanação do Sábado era punida com a morte que iremos
abolir o mandamento de Deus, que é eterno (Salmo 119:152), assim como não
podemos tirar do decálogo o mandamento “honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12)
pelo fato deste também ser punido na época com a morte. Estas punições
estabelecidas por Moisés eram para “mostrar a importância” da Lei.
Ascender fogo no dia de sábado.
“Ascender
um fogo exigia considerável esforço. O clima relativamente cálido da região do
Sinai não se fazia necessário o aquecimento, e o fogo só poderia servir para
cozinhar. Posto que não era indispensável
para a saúde comer alimentos quentes em tal clima, não se devia preparar comida
quente no sábado ... Este mandato é observado estritamente todavia, nos lugares
de clima frio, para os judeus caraítas, que não permitem ascender nem luz nem
fogo nas suas casas durante o dia de sábado.
Sem dúvida, muitos judeus consideram que esta ordem era de caráter
transitório, e ascendem luzes e fogo, inclusive em Israel. Porém os judeus ortodoxos estritos não
cozinham (hoje) nenhum alimento no dia sábado.”
Porque
o homem que apanhou lenha no sábado foi morto?
“O
pecado deste homem era claramente insolente, e o mesmo era uma ilustração da
classe de pecado de que se fala em Números 15: 30...”.
“Foi
sua atitude desafiadora que provocou o severo castigo. Deliberadamente
quebrantou o sábado.”
2º Isaías 1:13.
“Não
continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as
Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso
suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene”. (Isaías 1:13).
Existe
uma ciência responsável pela interpretação do versículo Bíblico chamada de
“Hermenêutica”, que estabeleceu alguns princípios para a interpretação dos
textos, e um deles é examinar o “Contexto Externo” e o “Contexto Interno”.
Analisar
o “contexto externo” seria analisar o que o autor queria dizer, quando escreveu
a quem escreveu e o porque escreveu. “Contexto interno” seria ler os versos que
vem antes e depois do texto que queremos estudar.
Portanto,
não devemos tirar conclusões precipitadas sem analisar o contexto do verso,
pois estaríamos forçando a Bíblia a dizer o que “não disse”.
Em
Isaías diz: “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso para mim é
abominação, e também as ofertas de lua nova, os sábados, e a convocação das
congregações; não posso suportar a iniquidade “associada” ao ajuntamento
solene”. Aqui, Deus não está dizendo que iria abolir este mandamento ou que o
povo de Israel não tinha mais espírito religioso por observar o Sábado. O
Senhor está dizendo apenas que não suportava mais ver eles “MISTURAREM” a
guarda do Sábado (neste texto mais especificamente os dias sagrados) com a
iniquidade, assim como ele não toleraria a guarda de qualquer outro mandamento,
se estivesse associado ao pecado. Para Deus, não basta obedecer apenas
“exteriormente”, mas sim de “coração” como é ordenado no Novo Concerto.
(Jeremias 31:33; Hebreus 8:10). Nossa vida deve ser repleta de boas obras
demonstrando, assim, uma verdadeira conversão. A reclamação de Deus não era jamais
por eles guardarem o Sábado, pois o próprio criador lhes deu esta ordem! (Êxodo
31:13), mas sim por misturarem os mandamentos de Deus com a iniquidade que
praticavam! (examinando o contexto, você poderá ver que a iniquidade pelo povo
praticada era a idolatria, bebedices e muita maldade).
3º Mateus 5:17 e
18.
Em
Mat. 5:18 diz que, “nem um i ou til jamais passará da lei, até que tudo se
cumpra”.
a)
Esse tudo se cumpra, de acordo com o texto, não é a lei? Até que se cumprisse
nada seria tirado dela?... E Cristo já não cumpriu?
b)
Aqui não está falando de toda a lei e não somente dos Dez Mandamentos?
Os
versos, 17, 19 e 20 nos ajudam e entender o significado da expressão “cumprir”
em Mt 5:18 (e inclusive no próprio v. 17):
“Não
penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para
cumprir”. (Mateus 5:17).
“Aquele,
pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar
aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os
observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não
exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos
céus”. (Mateus 5:19-20).
Estes textos nos ensinam duas coisas:
1)
Que Jesus não veio revogar a lei;
2)
Que aquele que violar um dos mandamentos, mesmo que seja dos menores, é
desaprovado pelo Céu, ou seja: ninguém está autorizado a mudar a Palavra de
Deus, incluindo os 10 Mandamentos.
Isto
nos leva a conclusão de que, se Jesus não veio revogar a lei e os profetas e
nenhum ser humano está autorizado a violar qualquer mandamento (lei e
profetas), a expressão “cumpriu” não pode insinuar que Jesus cumpriu a lei no
sentido de anula-la. Isto seria uma contradição no próprio texto no qual Jesus
diz: “não vim revogar a lei e os profetas”.
“Que
quer dizer ‘ab-rogar’ ? (ou revogar) De acordo com a clássica definição
jurídica significa revogação total de uma lei. ‘Abrogatur cum prorsus
tollitur”. É nada menos que extinguir uma lei. E Jesus disse que não viera
AB-ROGAR (revogar) nada do que continham a lei ou os profetas.”
Este
tudo se cumpra não é a lei, mas a Palavra de Deus. Isto é claro no contexto do
verso. A Palavra de Deus será cumprida em todos os sentidos: as profecias
referentes à Cristo, Sua segunda vida a esta terra, o estabelecimento da Nova
Terra e tudo o mais.
O
Contexto diz claramente que, “até que o céu e a terra passem...” não era para
ser tirado o mínimo acento da lei (Neste caso todo o Antigo Testamento, onde
está incluso o Decálogo). Se a lei tivesse sido abolida, o céu e a terra também
já teriam passado e nós não estaríamos aqui hoje.
Este
texto (Mateus 5:17-19) é um dos mais claros em dizer que Jesus não veio mudar a
lei; mesmo assim, é usado o argumento: “Se Jesus Cumpriu a Lei, eu não preciso
mais guardar. Está cumprido”!
Como
interpretar corretamente este verso? O modo mais seguro é “permitir que a
Bíblia seja sua própria intérprete.” Vejamos Mateus 3:13-16. o qual nos ajudará
no esclarecimento:
“Mas
Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda
a justiça...” (Verso 15)
Analisemos:
O texto diz que Jesus cumpriu o Batismo e a justiça. Será que pelo fato de
Cristo ter cumprido o Batismo, ninguém, mais precisa se batizar para se salvar?
Nenhum evangélico concordaria com isso.
E
a justiça? Não precisaria mais cumprir os justos reclamos de Deus por que Jesus
os cumpriu? De maneira nenhuma, pois temos de obedecer a Deus e sermos justos
por toda a vida!
“Diz
no direito: ‘cumprir é obedecer’. É um atendimento exigência legal, uma
satisfação ao preceito. Um cidadão cumpre o dever de votar, por exemplo.
Extingue-se a instituição do voto, por ele tê-lo cumprido? Não! A exigência é
permanente; o cumprimento é transigente. O cumprimento afeta a pessoa, não a
exigência; liga a pessoa à exigência, mas não remove a exigência. Esta só é
removível por força da lei superior que expressamente o declare...”
Digamos
que você seja multado. Depois do susto, começas a cumprir corretamente as leis
de trânsito. Por ter cumprido a lei, quer dizer que agora você pode andar na
velocidade que quiser, bater em quem quiser, ou seja, não precisa mais
obedecer? É muito ilógico supor uma coisa destas.
Assim
como o CUMPRIR o batismo não significa que nenhuma pessoa mais precisa ser
batizada para provar que crê em Jesus, o CUMPRIR a lei não significa que não
precisamos obedecer. De acordo com qualquer dicionário, cumprir significa
“obedecer”.
Em
Gálatas 6:2 diz: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de
Cristo”.
“J.
Broadus, credenciado instrutor bíblico batista, também faz empenho em
alinhar-se na opinião de que “cumprir” significa obedecer. Ele escreve sobre
Mateus 5:17: “Cumprir é a tradução de uma palavra grega significando “tornar
cheio”, “encher”...Significa “executar plenamente”, “realizar”, aplicado a
qualquer obra e dever. Em vão se tem procurado colocar este dito de Jesus em
conflito com o que Paulo ensinou em referência á lei... A ideia que ainda ás
vezes surge, de que Jesus foi um reformador radical que pôs de lado a lei de
Moisés por imperfeita e gasta, é contrária a todo o contexto desta passagem.
“Desvenda
os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. (Salmos 119:18).
Deus
lhe guarde,
Leandro
Soares de Quadros.
Setor
de Respostas Teológicas.
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