8º Romanos 10:4.
“Porque
o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. (Romanos 10:4).
Devido
á falta de estudo da Bíblia, muitos acham que este verso refere-se á abolição
da Lei.
A
palavra “fim” neste texto vem do grego “Telos” e significa “alvo, objetivo”.
Esta é a mesma que aparece em I Pedro 1:9:
“Obtendo
o fim (Telos) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.
Será
que a Bíblia está dizendo aqui que a fé teve um fim; ou que não precisamos mais
ter fé para sermos salvos? Claro que não! Seria absurdo supormos isso! De
acordo com o original grego, a tradução correta deste texto é:
“Obtendo
o alvo (ou objetivo) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.
Portanto,
a tradução correta de Romanos 10:4 é : “Porque o alvo (objetivo) da Lei é
Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. O objetivo da Lei não é nos
salvar, mas nos aproximar de Cristo, através da obediência por amor (João
14:15)
9º João 5:17.
“Mas
ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. (João 5:17).
Não
podemos forçar o texto a dizer o que não disse. Analisando o contexto vemos que
os judeus reclamaram de Jesus curar no Sábado.
Ao
dizer “meu Pai trabalha até agora e eu também”, o Senhor está dizendo que o Pai
e ele trabalham até agora em dar vida, curar as pessoas, salva-las.
A
palavra grega usada neste verso reforça este ponto de vista, sendo que ao Jesus
dizer que o “Pai trabalha até agora”, ele menciona a palavra grega
“ergazestai”, palavra que é usada no evangelho de João para tratar da “obra
salvívica” de Deus e ‘não da obra criadora’.
Claramente
se vê aí a que tipo de trabalho Jesus está se referindo. “obra salvívica” de
Deus e ‘não da obra criadora’.
Isto
confirma o ensinamento de Jesus de que é lícito fazer o bem aos sábados (Mateus
12:12). O texto não se refere ao trabalho cotidiano, mas ao realizado em favor
do próximo, que deve ser todos os dias. “Segundo os judeus” ele quebrantava o
Sábado, pois não guardava da maneira deles. “Segundo Deus”, Jesus nunca
profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus.
10º João 9:4.
“É
necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite
vem, quando ninguém pode trabalhar”. (João 9:4).
Este
verso da Bíblia também é tirado de seu contexto por muitos teólogos. Pegam a
declaração de Jesus em que ele diz: “trabalhai enquanto é dia, pois vem à noite
em que ninguém pode trabalhar” e dizem que ele estava mandando trabalhar no
Sábado. Não existe base Bíblica para aprovar esta tese.
O
Senhor está pedindo para eles trabalharem em prol do evangelho e em favor das
pessoas enquanto à oportunidade. Jesus nem mencionou o Sábado neste verso. Não
está dando liberdade para abusarem de seus mandamentos. Lembremos que “Jesus
Cristo ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). Seu
caráter é perfeito e imutável. Ele não iria criar uma Lei e depois pensar
consigo mesmo: “arrependi-me de ter estabelecido o Sábado com dia de guarda,
vou mudá-lo”. Ele não erra!
11º João 13:34.
“Novo
mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que
também vos ameis uns aos outros”. (João 13:34).
Relata
que Jesus nos deu um “Novo mandamento”, que seria: “amais uns aos outros assim
com eu vos amei”. Em Levíticos 19:18, mais de dois mil anos antes, Deus já
tinha ensinado os filhos de Israel a “ amarem uns aos outros como a si mesmo”.
Como que este ensinamento de Jesus vai ser novo se existia bem antes?
Analisemos
o texto. Note que Jesus disse “novo mandamento” e não “mandamento novo”.
Se
ele tivesse dito mandamento novo, seria realmente um outro, que não existia. Já
que Jesus disse novo mandamento, isso significa que é um mandamento novo porque
é “aperfeiçoado”.
-
Antigamente esta ordem de Deus era assim: “amarás o teu próximo com a ti
mesmo”;
-
Hoje é assim: “ameis uns aos outro como eu vos amei”.
Notou
a diferença? Jesus acrescentou a expressão “como eu vos amei”. É por isso que
Cristo disse que era um novo mandamento: porque foi aperfeiçoado.
“Desvenda
os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. (Salmos 119:18).
Deus
lhe guarde,
Leandro
Soares de Quadros.
Setor
de Respostas Teológicas.
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