quinta-feira, 18 de março de 2021

A TRINDADE PAI – FILHO – ESPÍRITO SANTO

 A nossa igreja está sendo atacada por pessoas que são instrumentos de demônio, se dizendo descobridora de uma nova luz, vêm como lobo devoradores, prontos para abater se possível os próprios eleitos de Deus. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8). Diante dessa afirmativa, o que podemos pensar: Onde está a verdade dos fatos? Como não ser enganado pelo inimigo? Porque tantas igrejas diferentes? Se existe um só DEUS.

 

Satanás deseja retirar de nós a fé, e mais do que isto ele está fazendo tudo que pode para introduzir pensamentos doutrinários que possam levar ao erro fatal, a rejeição do Espírito Santo é mais grave do que pensamos, pois o selo de Deus é a atuação do Espírito Santo na vida das pessoas que o aceitam, sem o Espírito Santo perdemos o perdão dos nossos pecados e rejeitamos mesmo que sem saber o selo de Deus, consequentemente perdemos a salvação: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”. Mateus 12:30-33

 

Que fruto é este que Mateus está falando, ele está justificando a salvação pelas obras? Lógico que não, pois o fruto é produzido na vida de uma pessoa transformada pelo evangelho, mas não é dele, e sim uma obra de Deus: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. Gálatas 5:22-25

 

Quem é Deus? Porque Deus criou Lúcifer sabendo que ele iria se rebelar?  Porque não destruiu Lúcifer depois da rebelião no céu? Existem tantas outras perguntas que não temos respostas. A bíblia nos responde todas as perguntas que merecem respostas, o próprio Espírito Santo, nos revela que no fim dos tempos passaríamos por esta situação: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).

 

Nem as coisas são reveladas aos homens, existem alguns mistérios que talvez só vamos conhecer na eternidade, o nosso Deus fala sobre estas coisas na sua palavra: As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. (Deuteronômio 29:29)

 

Deus nos deu um alerta sobre a falsa forma de adoração, lembre-se de Abel e Caim, os dois levantaram um altar a Deus, os dois trouxeram ofertas a Deus, os dois oraram a Deus. Então porque Deus só aceitou a oferta de Abel? A resposta é simples “obediência” Abel fez exatamente como Deus orientou, oferecendo das primícias de suas rendas ao Senhor, enquanto Caim resolveu criar do seu jeito uma maneira de ofertar, estabelecendo assim a salvação pelas obras...

 

Hoje vivemos neste mesmo dilema, com dois ou mais tipos de adoração. Uma obedece a DEUS numa demonstração de amor verdadeiro ao Senhor. Se me amais, guardai os meus mandamentos”. (João 14:15). A outra estabelecendo uma adoração de acordo com a minha vontade. “Antes digo que as coisas que eles sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (1 Coríntios 10:20,21). Uma forma de sabermos se prestamos culto aos demônios está na bíblia: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. (Atos 5:29).

 

Pode porventura uma pessoa pregar a palavra de Deus, andar com a bíblia debaixo do braço, ter uma vida de oração, devolver os dízimos e as ofertas, ser caridoso, cuidar das pessoas que necessitam e assim mesmo não estar andando com Deus? Sim! Mas como isto é possível? A questão básica continua sendo a OBEDIÊNCIA se diz que conhece a Jesus e afirma ser seguidor de sua palavra, deve provar tal afirmação: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele” (1 João 2:3-5).

 

A questão aqui é de escolha, temos duas opções: 1ª escolher ser filhos de Deus, e a 2ª escolher ser filho do demônio. Sei que é forte esta afirmação, mas é exatamente isto que Satanás está fazendo hoje. “Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. (João 8:43-47)

 

Quando Adão e Eva obedeceram a serpente (Satanás) no jardim do Édem passaram a ser servos do demônio, e entregaram o mundo nas mãos de Satanás, exemplo disto está em Jó capítulos 1 e 2, e foi necessário Jesus morrer na cruz para resgatar a humanidade: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16

 

Quando Jesus voltar para julgar o mundo, existiram dois tipos de pessoas diante de Cristo: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23) e (Lucas 6:46-49).

 

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, são três pessoas coeternas que formam uma única divindade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1 João 5:7). O Pai representa Deus estabelecido nessa ordem, a Palavra (ou verbo) nos aponta para Jesus e o Espírito Santo não precisa ser explicado neste texto. Mas a Palavra não ficou claro ser Jesus e a bíblia precisa nos provar esta afirmação: “No princípio era a Palavra, e o Palavra estava com Deus, e o Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3) continuemos a leitura: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:10,11). Se ainda não ficou claro que Jesus é a Palavra (ou verbo) vejamos este verso da bíblia: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).

 

No livro de Judas nós encontramos uma exortação a Deus Pai, Jesus o filho e o Espírito Santo, com fé e oração: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 1:20,21).

 

Se o Espírito Santo fosse uma energia de Deus, ele não falaria, nem fiava triste e nem poderia interceder por nós: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz” (Hebreus 3:7). E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30). “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26). O Espírito Santo nos trás amor, esperança e nunca confusão: “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).

 

“E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós (João 17:11). “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém” (2 Coríntios 13:13).

 

Se me amais, guardai os meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:15-21).

 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? ” (João 14:6-9).

 

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28:18-20).

 

“Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades” (Hebreus 10:16,17).

 

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

 

“Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé” (Romanos 16:26).

 

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Apocalipse 14:12).

 

“Não cuideis que vim abolir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” (Mateus 5:17-19)

 

Verso da Bíblia que podem ajudar a entender sobre a TRINDADE:

 


1º João 5:7 – Os três são um....

Judas 20 e 21 – Oração citando os três...

2º Coríntios 13:13 – Os três aparecem outra vez...

Mateus 28:18-20 – Ide batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

João 17:11 – Devemos ser um com Jesus e Deus Pai...

João 14:15-17 - Um semelhante a Mim, igual a Jesus...

João 14:20-21 – Jesus unido ao Pai...

Hebreus 3:7 – O Espírito Santo fala...

Efésios 4:30 - O Espírito Santo fica triste...

Romanos 5:5 – O amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo...

João 14:26 - O Espírito Santo ensina...

1º Coríntios 2:13 - O Espírito Santo ensina...

Atos 8:29 - O Espírito Santo fala...

Atos 13:2 - O Espírito Santo fala...

Atos 15:28 - O Espírito Santo toma decisões...

Hebreus 10:29 - O Espírito Santo pode ser ultrajado...

Atos 5:3-4 – Mentir para o Espírito Santo...

Atos 16:6 - O Espírito Santo muda os planos....

Romanos 8:26-27 - O Espírito Santo intercede por nós...

1º Coríntios 12:11 - O Espírito Santo distribui os dons...

1º Coríntios 2:10-11 – Coisas de Deus....

João 16:14 - O Espírito Santo glorifica a Cristo...

João 14: 6-11 – Jesus e Deus são um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário